10 DICAS PARA ELABORAR UM BOM CURRÍCULO


Por:
Jean Carvalho Silva

Primeiramente, o profissional deve refletir e definir sua trajetória profissional antes de elaborar seu currículo. Abaixo algumas dicas fundamentais para auxiliar na elaboração de um currículo atraente e competitivo. Com um currículo bem elaborado, será capaz de encantar os recrutadores.

1. Objetividade: O currículo deve ser breve, em poucas palavras explique seus objetivos, conhecimentos e experiências. Para iniciantes o ideal é um CV com uma página, e para os profissionais experientes duas páginas. Importante, inserir apenas informações relevantes, números de documentos como RG, CPF, CNH e Carteira de trabalho caiu em desuso, caso seja necessário será solicitado posteriormente no recrutamento e seleção.

2.  Ortografia: Atenção redobrada aos erros de ortografia e concordância, cuidado também com estrangeirismo e jargões.

3.  E-mail: Muito cuidado ao informar o e-mail pessoal como contato, principalmente o e-mail que irá utilizar para o envio do CV. Evite e-mails informais (exemplo: solteiro26@dominio.com, eusouocara@dominio.com, jacapower@dominio.com e etc.). Se necessário, crie um e-mail novo com aspecto profissional, específico para o envio de currículos (exemplo: joao.souza@dominio.com.br, br.josesilva@domino.com e etc.), garanta que a primeira impressão seja positiva.

4.  Sinceridade: Mentir? Jamais! São inaceitáveis informações que não condiz com a realidade, seja sincero e informe apenas o que pode ser comprovado, principalmente em conhecimentos técnicos e experiências profissionais.

5.  Organização: Seja organizado inclusive na elaboração de seu CV. Um currículo organizado facilita a leitura e compreensão das informações. Ao relatar as empresas em que trabalhou, opte inserir da atual para a última. Aquelas experiências antigas e fora do seu objetivo profissional não é necessário informá-las.

6.  Objetivo profissional: Dê ênfase nas informações relacionadas a seu objetivo profissional, valorize-as.

7.  Pretensão salarial: Evite especificar essa informação em seu CV, deixe para negociar no ato do recrutamento e seleção. Ao menos que na descrição da vaga exija como pré-requisito para candidatura a vaga.

8.  Sequência lógica: Manter uma estrutura lógica em seu currículo é fundamental, a mais indicada pelos profissionais da área é: Nome completo, dados pessoais, área de atuação (objetivo profissional), qualificações, formação acadêmica, formação complementar (cursos, especializações e palestras relevantes), idiomas e experiências profissionais.

9.  Formatação de texto: Cuidado com a formatação utilizada evite fontes informais e coloridas, opte pelo padrão Arial, Tahoma, Verdana ou Times New Roman e cor preta.

10.  Analise: Após elaborar o currículo, faça uma análise minuciosa das informações, da forma que foi estruturada, atenção aos erros de digitação, concordância e ortográfico. Importante, este documento deve estar claro, objetivo a ponto de qualquer pessoa que leia entenda e compreenda as informações e o principal, convencer e motivar o profissional responsável pelo recrutamento e seleção.

Pronto! Agora você tem em mãos um currículo capaz de abrir portas e oferecer uma boa recolocação profissional.

Sucesso em seus negócios,

Aqui você pode deixar sua opinião e sugestão para o nosso Blog. Obrigado por voar conosco!