DICAS PARA APROVEITAR MELHOR SEU TEMPO

21/04/2012 at 21:16 Deixe um comentário

man-in-suit-looking-at-his-watch-thinkstock[1]

O mercado no séc. XXI exige total comprometimento do funcionário. Verificar caixa de e-mail pessoal, acessar sites de noticiários, utilizar programas de mensagens instantâneas, efetuar telefonemas particulares, sair para tomar um café, bater papo com o colega da sala ao lado, com dez paradas diárias como estas, pode perder entre 10 e 20% da produtividade.

Outro exemplo, o tal “casual day” ou “Dia Casual”, normalmente às sextas-feiras, as pessoas deixam seus trajes sociais e passam a se vestir e agir como da mesma forma. Estas são algumas das ações que podem ser observadas no cotidiano das empresas durante o expediente de trabalho. As atitudes destacadas acima são apontadas como alguns dos fatores que causam de desperdício de tempo no ambiente corporativo.

De acordo com o professor e psicólogo Newton Ferreira, especialista em RH possui larga experiência em Treinamento e Desenvolvimento de pessoas, e na implementação de projetos de consultoria bem sucedidos. Coordena e ministra cursos utilizando metodologias envolventes e participativas sobre variados temas, tendo já contribuído com o desenvolvimento de milhares de pessoas. “O tempo é um vilão para muitas pessoas. Posso falar com propriedade sobre equipes de vendas, que detestam controles, tais como agenda, relatórios de produtividade, análises de oportunidades e gestão do tempo”, argumenta.

Para Newton é preciso ter pessoas e recursos alinhados, para que tudo funcione. Um profissional que faz o uso de agenda tem apenas esta, como recurso para se organizar. “A agenda não retrata a realidade absoluta para gestão do tempo produtivo desta pessoa, até porque, note que nas anotações dos compromissos de cada um de nós, colocamos o que temos para fazer e não aquilo que verdadeiramente fazemos ao longo dia. Falo em termos de coisas como bate-papo com colegas, e-mails, atendimentos imprevistos para ajudar clientes, interrupções de outras pessoas e muito mais”, adverte.

Segundo o psicólogo os fatores mais importantes para conseguirmos administrar bem nosso tempo produtivo são:

  • Foco: é preciso definir aonde se quer chegar, ter metas diárias e definir uma agenda que tenha o conceito de classificação de nossas tarefas: urgente, crítico, normal.
  • Urgente: é tudo aquilo que é preciso fazer no mesmo dia.
  • Crítico: é tudo aquilo que precisa ser acompanhado de perto, podendo ser até uma pendência que está sendo tratada por você já há alguns dias.
  • Normal: é tudo aquilo que normalmente faz parte da agenda convencional.

O professor considera que elementos como a rotina, levam ao comodismo e à tentativa de manter sempre os mesmos resultados. “O mundo está em absoluta renovação, nos negócios e na vida; perder tempo é perder dinheiro, como diz o ditado. Menos resultados com menos tempo de vida”, enfatiza.

O especialista avalia que o mais correto seria educar-se ao tempo, estabelecendo metas. “Nada de desmarcar compromissos, dividir os objetivos por meio de estratégias e alternativas. Os projetos têm que acontecer em curto, médio e longo prazo. Sempre se focar nos resultados. Se o resultado for bom é que o planejamento está adequado”, defende.

Para concluir Newton Ferreira, acredita que ação, determinação, otimização, além de os momentos de lazer são fatores decisivos para a organização da vida profissional e pessoal. “Ser uma pessoa pró-ativa é ter iniciativa, controle do seu tempo e absoluta segurança do seu trabalho. Basta definir o que é qualidade de vida para você e sua família. Finalmente, mais um grande conselho: invista em coisas que o ajudarão a ser um melhor administrador e realizador”, completa.

Por Pollyanna Melo – www.administradores.com.br

Sucesso em seus negócios,

Anúncios

Entry filed under: Artigos, Carreira, Reflexão. Tags: , , , , , , , , , , , , , , .

NETWORKING: CINCO DICAS PARA DESENVOLVÊ-LO BENEFÍCIOS DO LINKEDIN

Aqui você pode deixar sua opinião e sugestão para o nosso Blog. Obrigado por voar conosco!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Desde 14/10/2011

  • 22,279 visitantes

%d blogueiros gostam disto: